10 Estratégias para escolas sustentáveis
Por André Calderan
11/28/20249 min read


A criação de escolas sustentáveis representa uma estratégia de promoção de valores, conhecimentos e práticas que incentivam a cidadania ambiental e a transformação social. As metodologias para a implementação de escolas sustentáveis englobam componentes que abordam tanto aspectos pedagógicos quanto estruturais, baseados em uma perspectiva de sustentabilidade integrada e interdisciplinar.
As escolas sustentáveis configuram-se como um modelo educativo e estrutural que promove práticas de responsabilidade socioambiental, saúde, inclusão e desenvolvimento comunitário. A seguir, descrevo abordagens e práticas metodológicas específicas que contribuem para a sustentabilidade escolar.
1. Planejamento e gestão integrada
A implementação de uma escola sustentável exige uma gestão escolar integrada e democrática, que inclui a participação ativa de toda a comunidade escolar — estudantes, professores, gestores, pais e comunidade externa.
Uma das metodologias é a criação de comitês de sustentabilidade, que auxilia na elaboração de projetos que visem a redução do impacto ambiental da escola e o aumento do engajamento dos estudantes em questões socioambientais. Este comitê participa na tomada de decisões, na implementação de atividades sustentáveis e na revisão contínua das práticas da escola, garantindo um ambiente participativo e de responsabilidade compartilhada (BRASIL, 2012; FAO, 2022).
Nós da VerdEdu podemos auxiliar a sua escola na criação e implementação de um sistema de gestão integrada, com a elaboração de Plano de Gestão para a Sustentabilidade e na definição de indicadores de sustentabilidade.
Os serviços de Diagnóstico da Gestão da Sustentabilidade da Escola e Planejamento Estratégico para a Sustentabilidade podem auxiliar na estruturação da gestão escolar para a sustentabilidade, na criação de comitês de sustentabilidade, elaborando planos e políticas que integrem a sustentabilidade em todas as áreas da escola.
Nossos Workshops e Treinamentos em Educação Ambiental para a Sustentabilidade podem capacitar a comunidade escolar (estudantes, professores, gestores e comunidade externa) para a participação ativa na gestão da sustentabilidade.
2. Inclusão de conteúdos socioambientais no currículo
O currículo das escolas sustentáveis deve incorporar conteúdos e práticas que despertem a consciência ambiental e social. Isso pode ser feito integrando temas como mudanças climáticas, justiça social, consumo consciente, biodiversidade e reciclagem. Atividades práticas, como a criação de hortas, projetos de economia de água e energia, e oficinas sobre reciclagem, ajudam a traduzir esses temas em experiências concretas de aprendizagem. Esta integração curricular não só aumenta o conhecimento dos alunos, mas também incentiva atitudes e valores voltados para a sustentabilidade (VIANNA et al., 2024).
A VerdEdu pode auxiliar na integração de temas socioambientais no currículo escolar, desenvolvendo materiais didáticos e projetos pedagógicos inovadores sobre sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo consciente, e outros temas relevantes.
Os projetos educacionais podem ser elaborados em conjunto com a escola, incluindo a capacitação de professores e da equipe pedagógica. As atividades práticas como hortas, projetos de economia de água e energia, e oficinas de reciclagem promovem uma aprendizagem interdisciplinar e significativa.
3. Infraestrutura sustentável e planejamento ambiental
Para tornar a escola um espaço educador e sustentável, sua infraestrutura deve seguir parâmetros de construção sustentável. A infraestrutura inclui o uso de materiais ecológicos, fontes de energia renovável, sistemas de captação de água da chuva, isolamento térmico e acústico, além de jardins e áreas verdes. Esses elementos visam não só diminuir o impacto ambiental da escola, mas também criar um ambiente mais saudável e agradável para os alunos, que serve como exemplo de boas práticas de sustentabilidade para a comunidade (BRASIL, 2012; FAO, 2022).
O uso de tecnologias verdes, como energia solar, sistema de compostagem e aproveitamento de resíduos, pode complementar as práticas de sustentabilidade da escola. A adoção dessas tecnologias não só reduz o impacto ambiental das operações escolares, como também serve como uma ferramenta de ensino. Os alunos aprendem sobre o funcionamento e os benefícios dessas tecnologias, o que os ajuda a compreender melhor o papel da inovação na mitigação dos problemas ambientais (BRASIL, 2012).
A VerdEdu pode auxiliar no planejamento e implementação de infraestrutura sustentável, com a elaboração de projetos que incluam o uso de materiais ecológicos, fontes de energia renovável, sistemas de captação de água da chuva, e outras tecnologias verdes.
O Diagnóstico de Impactos e Avaliação de Materialidade pode auxiliar na identificação de áreas prioritárias para a implementação de práticas sustentáveis na infraestrutura da escola.
4. Educação alimentar e nutricional com hortas escolares
A educação alimentar, que inclui a criação de hortas pedagógicas, é uma prática essencial nas escolas sustentáveis. Essas hortas são utilizadas tanto para o cultivo de alimentos saudáveis que podem complementar a alimentação escolar, quanto como espaços pedagógicos para ensinar aos alunos sobre nutrição, cultivo sustentável e preservação do solo. A prática de cultivar e consumir alimentos de forma sustentável promove a compreensão dos ciclos naturais e a importância de uma dieta equilibrada (BRASIL, 2012; FAO, 2022).
A VerdEdu pode auxiliar na criação e implementação de hortas escolares pedagógicas, com o desenvolvimento de projetos que integrem a educação alimentar e nutricional no currículo escolar.
Nossos serviços de Projetos educacionais, Workshops e Treinamentos em Educação Ambiental para a Sustentabilidade podem auxiliar na capacitação da comunidade escolar para o cultivo e consumo de alimentos de forma sustentável.
5. Compras diretas de agricultura familiar
Para assegurar uma alimentação de qualidade e fortalecer a economia local, as escolas sustentáveis podem adotar um modelo de compras diretas de alimentos da agricultura familiar. Essa prática, além de fornecer alimentos frescos e nutritivos para os estudantes, reduz a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos e gera renda para pequenos produtores locais. Esse tipo de parceria é incentivado por programas de alimentação escolar sustentável e contribui para o fortalecimento da segurança alimentar na comunidade (FAO, 2022).
A VerdEdu pode auxiliar na implementação de um sistema de compras diretas da agricultura familiar, com a identificação de produtores locais e o desenvolvimento de projetos que promovam a segurança alimentar e o auxiliam no desenvolvimento local.
6. Educação climática e justiça ambiental
A educação climática é fundamental para que os estudantes compreendam os desafios ambientais globais e locais e desenvolvam um senso de responsabilidade e empatia para com o meio ambiente. Essa metodologia inclui aulas e atividades que abordam questões como mudanças climáticas, racismo ambiental, justiça intergeracional e ecoansiedade. A implementação dessa abordagem, segundo orientações da UNESCO, envolve currículos holísticos que tocam a "cabeça, o coração e as mãos" dos estudantes, integrando conhecimento teórico, emoções e ações práticas. Este modelo busca empoderar os jovens para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades (VIANNA et al., 2024).
A VerdEdu pode auxiliar na implementação da educação climática no currículo escolar, com a elaboração de materiais didáticos e projetos pedagógicos sobre mudanças climáticas, justiça ambiental e ecoansiedade.
Nossos Workshops e Treinamentos em Educação Ambiental para a Sustentabilidade podem capacitar os educadores para abordar as dimensões cognitivas, emocionais e práticas da educação climática, empoderando os estudantes para a ação climática.
7. Participação comunitária e parcerias locais
A sustentabilidade escolar depende também da capacidade da escola de se conectar com sua comunidade e estabelecer parcerias locais. Esta metodologia promove a participação de organizações comunitárias, ONGs, universidades e órgãos governamentais em atividades escolares e em projetos de sustentabilidade. As escolas podem, por exemplo, desenvolver programas conjuntos de educação ambiental, ações de limpeza e revitalização de espaços públicos e campanhas de conscientização sobre sustentabilidade. Essa aproximação cria um ambiente de troca de conhecimentos e fortalece o papel da escola como um centro de referência para a comunidade (BRASIL, 2012; FAO 2022; VIANNA et al., 2024).
A VerdEdu pode auxiliar na criação e fortalecimento de parcerias locais, com a identificação de organizações comunitárias, ONGs, universidades e órgãos governamentais que possam contribuir para os projetos de sustentabilidade da escola.
A VerdEdu pode auxiliar na elaboração de programas conjuntos de educação ambiental, ações de limpeza e revitalização de espaços públicos, e campanhas de conscientização sobre sustentabilidade, promovendo a participação comunitária.
8. Monitoramento e avaliação das práticas sustentáveis
Para que as práticas de sustentabilidade escolar sejam efetivas e contínuas, é fundamental realizar um acompanhamento e avaliações periódicas. O monitoramento inclui o registro de consumo de recursos (como água e energia), geração de resíduos e o impacto das ações educativas. A criação de indicadores de sustentabilidade permite avaliar o sucesso das práticas implementadas e ajustar as estratégias conforme necessário. Essas avaliações incentivam a transparência e ajudam a escola a identificar áreas que necessitam de melhorias, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e responsabilidade ambiental (FAO, 2022).
A VerdEdu pode auxiliar na criação de indicadores de sustentabilidade e na implementação de um sistema de monitoramento e avaliação das práticas sustentáveis da escola, incluindo o registro de consumo de recursos, geração de resíduos e impacto das ações educativas.
A elaboração do Relatório de Sustentabilidade pode auxiliar na comunicação transparente dos resultados das práticas sustentáveis da escola para a comunidade.
9. Desenvolvimento de projetos de solução local
Além das abordagens já descritas, uma estratégia metodológica valiosa é o desenvolvimento de projetos de solução local, onde os estudantes, guiados por educadores e em parceria com a comunidade, identificam desafios específicos da escola ou da região e desenvolvem soluções sustentáveis. Esta metodologia promove habilidades de resolução de problemas e inovação, engajando alunos em práticas de design thinking e pesquisas aplicadas. Esses projetos podem abordar questões como gestão de resíduos, eficiência no uso da água, biodiversidade local, entre outros, e contribuem para a criação de uma escola como um "laboratório vivo", onde o aprendizado é conectado diretamente com as necessidades e realidades do ambiente escolar e seu entorno (BRASIL, 2012; FAO, 2022, VIANNA, 2024).
A VerdEdu pode auxiliar no desenvolvimento de projetos de solução local, com a aplicação de metodologias participativas e inovadoras, como o design thinking, para que os estudantes identifiquem desafios socioambientais locais e desenvolvam soluções sustentáveis, tais como gestão de resíduos, eficiência no uso da água, biodiversidade local, entre outros, promovendo a escola como um laboratório vivo de sustentabilidade.
10. Desenvolvimento das Inner Development Goals (IDGs)
As IDGs são um conjunto de metas para o desenvolvimento humano que complementam os ODS, focando nas habilidades e qualidades internas necessárias para criar uma sociedade sustentável e justa. Ao integrar as IDGs na educação, as escolas podem contribuir para a formação de indivíduos mais conscientes, responsáveis e engajados na construção de um futuro melhor.
Através de workshops, treinamentos e projetos pedagógicos, a VerdEdu pode capacitar educadores para cultivar nos estudantes as qualidades e habilidades propostas pelas IDGs, como:
● Ser: Consciência de si, resiliência, bem-estar mental e físico.
● Pensar: Pensamento crítico, criatividade, aprendizagem contínua.
● Relacionar: Empatia, colaboração, comunicação, construção de relações saudáveis.
● Colaborar: Ação coletiva, liderança, participação cidadã.
A VerdEdu pode auxiliar na criação de um ambiente escolar que promova o desenvolvimento integral dos estudantes, integrando as dimensões cognitivas, socioemocionais e éticas, em consonância com os princípios das IDGs e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
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A implementação de escolas sustentáveis requer um conjunto diversificado de metodologias que integrem currículos inovadores, estruturas físicas adequadas e um compromisso com a comunidade. Essas abordagens colaborativas e interdisciplinares promovem uma formação integral dos estudantes, que se tornam cidadãos conscientes e ativos na busca por soluções para os desafios ambientais. Fale conosco e saiba por onde você pode começar e faça sua escola ser pioneira em sustentabilidade na sua região!
Referências
Brasil. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Brasília: Ministério da Educação, 2012.
VIANNA, D; PROENÇA, S. G.; RIBEIRO, L.; MENEZES, M. Educação Climática: guia prático para educadores e famílias (livro eletrônico). São Paulo. Ed. dos Autores, 2024.
FAO. Consolidación de Programas de Alimentación Escolar en América Latina y el Caribe: Escuelas Sostenibles. 4ª Versão. Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, 2022.a aqui o conteúdo do post
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